terça-feira, 26 de novembro de 2013

Natal, verdadeiro tempo de amor

A melhor época do ano pra mim é a do Natal!

Gosto das lembranças que me trás, gosto dos sabores e dos cheiros e a sensação que emana no ar que é de amor e paz! Bem good vibes...

Sempre passei natais maravilhosos com minha família e desde pequena amava enfeitar a casa e esperar a ceia, e lógico os presentes. Era uma época magica [para minha família que não era de grandes verbas] porque era um único dia do ano onde podíamos escolher um presente à muito querido, claro dentro do valor que era estipulado pelos meus pais, que era quase sempre R$50 que era muito dinheiro pra quem tinha 4 filhos pra criar.

Lembro de uma vez que minha mãe nos levou no shopping e mudou o valor para R$100 reais, nunca me senti tão feliz e imaginei como estávamos prósperos a esse ponto.

E eu curtia tudo com muita naturalidade [própria de criança]. Fazíamos 
....
pausa pra me recuperar da emoção [mantegona]

Fazíamos pequenos presentinhos com caixinhas de pasta de dente e remédios que minha mãe guardava, e colocávamos no pé do pinheirinho que ficava no quintal em uma lata de tinta durante o ano. Encapávamos a lata e trazíamos o para sala, ao lado sofá.

Não me lembro em nenhum minuto de pensar que eramos pobres. Uma coisa que também fazemos todo ano e é dificil de se mudar, é comprar [ou pedir para minha Vó costurar] roupas novas para as datas de natal e ano novo.
Sempre nos arrumamos para a Ceia, mesmo que após voltem todos aos pijamas..rsrsrs 

Sempre passávamos o natal juntos, e na maioria dos anos minha mãe chamava toda a família dela e do meu pai para partilhar com a gente no pequeno quintal, onde se juntava varias mesas e cadeiras diferentes tamanhos e formatos... 

A ceia era sempre farta, e coisas que nunca faltaram foram o arroz de forno da minha Mãe e o pernil do meu Pai, e temos sempre a salada de bacalhau que minha Vó fazia.

Realmente, me emociono em lembrar em como eramos felizes mesmo com tão pouco.

Hoje já grande [rs] ouço minha Mãe falar das dificuldades, e como ela chorava por ter uma casa cheia de mofo nas paredes, e como faltava coisas para nós. E vejo que não foi tão fácil assim.

Mas hoje eles conquistaram tudo, um casa maravilhosa e própria... eles chegaram mais longe do que qualquer um podia imaginar naqueles dias. Tudo com muito esforço e trabalho. E com os anos nosso Natal foi ficando cada vez mais equipado.

Mas eu e minha Mãe não dispensamos a montagem da árvore... e ainda nos emocionamos com o Natal.

Vó, Mãe, Eu e minha Irmã (Ano Novo 2012)

Quero manter essa tradição, o Natal é diferente pra cada família, mas se eu não sigo essas tradições me sinto triste e parece que falta algo. Agora todos podemos comprar presentes e passamos o Natal só entre nós. Mas mesmo assim, essa é uma pratica que eu não pretendo abandonar, e quero passar isso para os meus filhos e netos...

Era pra ser um post sobre idéias pro Natal, agora que estou morando em São Paulo, longe da minha família. Quero muito enfeitar o apartamento para me sentir mais em um lar. Mas isso vai ser no próximo post porque aqui vai ficar muito longo.

rs
beijos e um feliz Natal a todos!








Meu pai e eu trocando presentes no Natal 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário